google.com, pub-2854437112550179, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O DEUS QUE EU CONHEÇO

Pesquisar

Amigo


Grego: φιλος [philos] (Adjetivo). Amigo.

φιλος [philos] aparece 29 vezes no NT:


(1) Mateus 11: 19
Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores! Mas a sabedoria é justificada por suas obras. - φιλος [philos] Nom. sing. masc.

(2) Lucas 7: 6
Então, Jesus foi com eles. E, já perto da casa, o centurião enviou-lhe amigos para lhe dizer: Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres em minha casa. - φιλους [philous] Acus. pl. masc.

(3) Lucas 7: 34
Veio o Filho do Homem, comendo e bebendo, e dizeis: Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores! - φιλος [philos] Nom. sing. masc.

(4, 5) Lucas 11: 5
Disse-lhes ainda Jesus: Qual dentre vós, tendo um amigo¹, e este for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: Amigo², empresta-me três pães, - ¹φιλον [philon] Acus. sing. masc. / ²φιλε [phile] Voc. sing. masc.

(6) Lucas 11: 6
pois um meu amigo, chegando de viagem, procurou-me, e eu nada tenho que lhe oferecer. - φιλος [philos] Nom. sing. masc.

(7) Lucas 11: 8
digo-vos que, se não se levantar para dar-lhos por ser seu amigo, todavia, o fará por causa da importunação e lhe dará tudo o de que tiver necessidade. - φιλον [philon] Acus. sing. masc.

(8) Lucas 12: 4
Digo-vos, pois, amigos meus: não temais os que matam o corpo e, depois disso, nada mais podem fazer. - τοις φιλοις [tois philois] Dat. pl. masc.

(9) Lucas 14: 10
Pelo contrário, quando fores convidado, vai tomar o último lugar; para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, senta-te mais para cima. Ser-te-á isto uma honra diante de todos os mais convivas. - φιλε [phile] Voc. sing. masc.

(10) Lucas 14: 12
Disse também ao que o havia convidado: Quando deres um jantar ou uma ceia, não convides os teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem vizinhos ricos; para não suceder que eles, por sua vez, te convidem e sejas recompensado. - τους φιλους [tous philous] Acus. pl. masc.

(11) Lucas 15: 6
E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. - τους φιλους [tous philous] Acus. pl. masc.

(12) Lucas 15: 9
E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido. - τας φιλας [tas philas] Acus. pl. fem.

(13) Lucas 15: 29
Mas ele respondeu a seu pai: Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos; - των φιλων [tôn philôn] Gen. pl. masc. ("com os meus amigos" - μετα των φιλων μου [meta tôn philôn mou]).

(14) Lucas 16: 9
E eu vos recomendo: das riquezas de origem iníqua fazei amigos; para que, quando aquelas vos faltarem, esses amigos vos recebam nos tabernáculos eternos. - φιλους [philous] Acus. pl. masc.

(15) Lucas 21: 16
E sereis entregues até por vossos pais, irmãos, parentes e amigos; e matarão alguns dentre vós. - φιλων [philôn] Gen. pl. masc. ("por... amigos" - υπο... φιλων [hupo... philôn]).

(16) Lucas 23: 12
Naquele mesmo dia, Herodes e Pilatos se reconciliaram*, pois, antes, viviam inimizados um com o outro. - *se reconciliaram - εγενοντο φιλοι μετ αλληλων [egenontô philoi met allêllôn] Lit: "tornaram-se amigos entre si) - φιλοι [philoi] Nom. pl. masc.

(17) João 3: 29
O que tem a noiva é o noivo; o amigo do noivo que está presente e o ouve muito se regozija por causa da voz do noivo. Pois esta alegria já se cumpriu em mim. - ο φιλος [ho philos] Nom. sing. masc.

(18) João 11: 11
Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. - ο φιλος [ho philos] Nom. sing. masc. ("Nosso amigo" - ο φιλος ημων [ho philos hêmôn] Lit: "o amigo de nós).

(19) João 15: 13
Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. - των φιλων [tôn philôn] Gen. pl. masc.

(20) João 15: 14
Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. - φιλοι [philoi] Nom. pl. masc.

(21) João 15: 15
Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer. - φιλους [philous] Acus. pl. masc.

(22) João 19: 12
A partir deste momento, Pilatos procurava soltá-lo, mas os judeus clamavam: Se soltas a este, não és amigo de César! Todo aquele que se faz rei é contra César! - φιλος [philos] Nom. sing. masc.

(23) Atos 10: 24
No dia imediato, entrou em Cesaréia. Cornélio estava esperando por eles, tendo reunido seus parentes e amigos íntimos. - φιλους [philous] Acus. pl. masc.

(24) Atos 19: 31
Também asiarcas, que eram amigos de Paulo, mandaram rogar-lhe que não se arriscasse indo ao teatro. - φιλοι [philoi] Nom. pl. masc.

(25) Atos 27: 3
No dia seguinte, chegamos a Sidom, e Júlio, tratando Paulo com humanidade, permitiu-lhe ir ver os amigos e obter assistência. - τους φιλους [tous philous] Acus. pl. masc.

(26) Tiago 2: 23
e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus. - φιλος [philos] Nom. sing. masc.

(27) Tiago 4: 4
Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. - φιλος [philos] Nom. sing. masc.

(28, 29) 3 João 15
A paz seja contigo. Os amigos¹ te saúdam. Saúda os amigos², nome por nome. - ¹οι φιλοι [hoi philoi] Nom. pl. masc. / ²τους φιλους [tous philous] Acus. pl. masc.

Espanhol
Inglês