google.com, pub-2854437112550179, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O DEUS QUE EU CONHEÇO

Pesquisar

Ouvido



Greek: ους [ous] (Substantivo neutro). Ouvido.

ους [ous] aparece 37 vezes no NT:


(1) Mateus 10: 27
O que vos digo às escuras, dizei-o a plena luz; e o que se vos diz ao ouvido, proclamai-o dos eirados. - το ους [to ous] Acus. sing. ("ao ouvido" - εις το ους [eis to ous] Lit: "no ouvido").

(2) Mateus 11: 15
Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça. - ωτα [ôta] Acus. pl.

(3) Mateus 13: 9
Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça. - ωτα [ôta] Acus. pl.

(4, 5) Mateus 13: 15
Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos¹ e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos¹, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados. - ¹τοις ωσιν [tois ôsin] Dat. pl.

(6) Mateus 13: 16
Bem-aventurados, porém, os vossos olhos, porque vêem; e os vossos ouvidos, porque ouvem. - τα ωτα [ta ôta] Nom. pl.

(7) Mateus 13: 43
Então, os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça. - ωτα [ôta] Acus. pl.

(8) Marcos 4: 9
E acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. - ωτα [ôta] Acus. pl.

(9) Marcos 4: 23
Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. - ωτα [ôta] Acus. pl.

(10) Marcos 7: 16
[Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.] - ωτα [ôta] Acus. pl.

(11) Marcos 7: 33
Jesus, tirando-o da multidão, à parte, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e lhe tocou a língua com saliva; - τα ωτα [ta ôta] Acus. pl. ("nos ouvidos" - εις τα ωτα [eis ta ôta]).

(12) Marcos 8: 18
Tendo olhos, não vedes? E, tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais - ωτα [ôta] Acus. pl.

(13) Lucas 1: 44
Pois, logo que me chegou aos ouvidos a voz da tua saudação, a criança estremeceu de alegria dentro de mim. - τα ωτα [ta ôta] Acus. pl. ("aos ouvidos" - εις τα ωτα [eis ta ôta ] Lit: "nos ouvidos", como em Marcos 7: 33).

(14) Lucas 4: 21
Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir*. - τοις ωσιν [tois ôsin] Dat. pl. ("a Escritura que acabais de ouvir" - η γραφη αυτη εν τοις ωσιν υμων [hê graphê autê en tois ôsin humôn] Lit: "a escritura esta nos ouvidos de vós outros").

(15) Lucas 8: 8
Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um. Dizendo isto, clamou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. - ωτα [ôta] Acus. pl.

(16) Lucas 9: 44
Fixai nos vossos ouvidos as seguintes palavras: o Filho do Homem está para ser entregue nas mãos dos homens. - τα ωτα [ta ôta] Acus. pl. ("nos... ouvidos" - εις τα ωτα [eis ta ôta]).

(17) Lucas 12: 3
Porque tudo o que dissestes às escuras será ouvido em plena luz; e o que dissestes aos ouvidos no interior da casa será proclamado dos eirados. - το ους [to ous] Acus. sing. ("aos ouvidos" - προς το ους [pros to ous]).

(18) Lucas 14: 35
Nem presta para a terra, nem mesmo para o monturo; lançam-no fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. - ωτα [ôta] Acus. pl.

(19) Lucas 22: 50
Um deles feriu o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe a orelha direita. - το ους [to ous] Acus. sing.

(20) Atos 7: 51
Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis. - τοις ωσιν [tois ôsin] Dat. pl. Lit: "com os ouvidos": com o coração e com os ouvidos vós sempre resistis ao Espírito Santo. Ver Atos 28: 27).

(21) Atos 7: 57
Eles, porém, clamando em alta voz, taparam os ouvidos e, unânimes, arremeteram contra ele. - τα ωτα [ta ôta] Acus. pl.

(22) Atos 11: 22
A notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia. - τα ωτα [ta ôta] Acus. pl. ("aos ouvidos" - εις τα ωτα [eis ta ôta ] Lit: "nos ouvidos" como em Marcos 7: 33).

(23, 24) Atos 28: 27
Porquanto o coração deste povo se tornou endurecido; com os ouvidos¹ ouviram tardiamente e fecharam os olhos, para que jamais vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos¹, para que não entendam com o coração, e se convertam, e por mim sejam curados. - ¹τοις ωσιν [tois ôsin] Dat. pl.

(25) Romanos 11: 8
como está escrito: Deus lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até ao dia de hoje. - ωτα [ôta] Acus. pl.

(26) 1 Coríntios 2: 9
mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. - ους [ous] Nom. sing.

(27) 1 Coríntios 12: 16
Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de o ser. - το ους [to ous] Nom. sing.

(28) Tiago 5: 4
Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos e que por vós foi retido com fraude está clamando; e os clamores dos ceifeiros penetraram até aos ouvidos do Senhor dos Exércitos. - τα ωτα [ta ôta] Acus. pl. ("até aos ouvidos" - εις τα ωτα [eis ta ôta] Lit: "nos ouvidos", como em Marcos 7: 33).

(29) 1 Pedro 3: 12
Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males. - ωτα [ôta] Nom. pl.

(30) Apocalipse 2: 7
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus. - ους [ous] Acus. sing.

(31) Apocalipse 2: 11
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte. - ους [ous] Acus. sing.

(32) Apocalipse 2: 17
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe. - ους [ous] Acus. sing.

(33) Apocalipse 2: 29
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. - ους [ous] Acus. sing.

(34) Apocalipse 3: 6
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. - ους [ous] Acus. sing.

(35) Apocalipse 3: 13
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. - ους [ous] Acus. sing.

(36) Apocalipse 3: 22
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. - ους [ous] Acus. sing.

(37) Apocalipse 13: 9
Se alguém tem ouvidos, ouça. - ους [ous] Acus. sing.

Espanhol
Inglês