Pesquisar

Único

Grego: μονογενης [monogenês] (Adjetivo). De: μονος [monos] "um", "único", "só" e γενος [genos] "classe", "género", "espécie", "categoria" = "único da espécie ou da categoria". Palavra incorrectamente traduzida por unigênito = "único gerado".

Aparece 9 vezes no NT:

(1) "Como se aproximasse da porta da cidade, eis que saía o enterro do filho único de uma viúva; e grande multidão da cidade ia com ela" (Lucas 7: 12).

(2) "Pois tinha uma filha única de uns doze anos, que estava à morte" (Lucas 8: 42).

(3) "E eis que, dentre a multidão, surgiu um homem, dizendo em alta voz: Mestre, suplico-te que vejas meu filho, porque é o único;" (Lucas 9: 38).

(4) "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai." (João 1: 14).

(5) "Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou" (João 1: 18).

(6) "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3: 16).

(7) "Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." (João 3: 18).

(8) "Pela fé, Abrão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas" (Hebreus 11: 17).

(9) "Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele" (1 João 4: 9).