Pesquisar

Mestre da lei


Grego: νομοδιδασκαλος [nomodidaskalos] (Substantivo masculino). De νομος [nomos] "lei", e διδασκαλος [didaskalos] "instrutor", "doutor", "mestre", "professor" (palavra relacionada con διδασκαλια [didaskalia], o ato de ensinar: ensino; aquilo que é ensinado: doutrina, instrução) = Professor da lei. Aquele que ensina a lei. Doutor da lei ("doutor" do latim doctor, "o que ensina, mestre").

νομοδιδασκαλος [nomodidaskalos] aparece 3 vezes no NT:


(1) Lucas 5: 17
Ora, aconteceu que, num daqueles dias, estava ele ensinando, e achavam-se ali assentados fariseus e mestres da Lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar. - νομοδιδασκαλοι [nomodidaskaloi] Nom. pl.

(2) Atos 5: 34
Mas, levantando-se no Sinédrio um fariseu, chamado Gamaliel, mestre da lei, acatado por todo o povo, mandou retirar os homens, por um pouco, - νομοδιδασκαλος [nomodidaskalos] Nom. sing.

(3) 1 Timóteo 1: 7
pretendendo passar por mestres da lei, não compreendendo, todavia, nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas asseverações. - νομοδιδασκαλοι [nomodidaskaloi] Nom. pl.

Espanhol
Inglês